sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Genética


A primeira lei de mendel - De acordo com o que nós entendemos em relação a primeira lei de mendel, Mendel é considerado o pai da genética, Recebemos dois gametas um de nosso pie um de nossa mãe ali está nosso DNA, ou seja, recebemos dois tipos de gametas, mas quando vamos passar para nossos descendentes passamos apenas um! Suas experiências foram, também, muito significantes para a compreensão de algumas lacunas da Teoria da Evolução, proposta tempos antes.

sábado, 12 de novembro de 2011

VISÃO


O processo visual se inicia nos olhos,onde os raios de luz entrame formam, na retina, uma imagem. Essa imagem é convertida em sinais nervosos oelas células bastonetes e cones. Os sinais são, então, levados pelo nervo óptico até o encéfalo, que os analiza e interpreta, permitindo que sejam distinguidos objetos e pessoas reconstituídos movimentos e distâncias.
As cornes são capazes de distinguir as cores. Eles são menos sensiveis à luz e fornecem uma imagem mais nitida, rica em detalhes. No olho humano encontram três tipos de corneas: um que seexita com a luz vermelha, outra com a luz verde e o terceiro com a luz azul

* Cada olho possui uma parede formada por três membranas: ESCLERA, CARIOIDE(ou coroide) E RETINA.

*A esclera é a membrana mais externa, conhecida como a parte branca do olho.

*A carioide localiza-se sobre a esclera e é muito rica em vasos sanguineos que nutrem as células do olho.

*A retina é a camada mais interna escura e sensivel.

*Na parte frontal e central do olho que existe uma extrutura transparente chamada Cornea.

*A cornea é responsavel pela conjuntiva, uma membrana protetora e transparente.

*Ainda na parte da frente e centraldoolho, atraz da cornea, existe umaestrutura circular chamada Íris.

*A cor da íres varia de pessoa para pessoa, podendo ser azul castanha ou até verde.

*No centro da íres á um orificio a pupila, comulmente chamada Menina dos olhos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

OLFATO


O ser humano tem olfato pouco desenvolvido, quando comparado com outros anomais. Apesar disso, somos capazes de distinguir centenas de odores diferentes. O orgão do olfato é o nariz nas cavidades nasais localizam-se as estruturas responsaveis pelo olfato

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso, responsável por monitorar e coordenar as atividades dos músculos e os movimentos dos orgãos, é formado por tecidos nervosos que servem como vias de estímulos elétricos enviados ou recebidos pelo cérebro. Os neurônios também compõem esse sistema e sua função é a de carregar impulsos nervosos para nervos ou outras células.

ENCÉFALO
É o principal órgão do corpo mais 100 bilhões de neurõnios, células da glia e vasos sanguíneos. Através dos órgãos dos sentidos, recebe e armazena informações a respeito do mundo que cerca o individuo, bem como sinais de outros órgãos do corpo, que o capacitam a controlar os processos vitais.[CURIOSIDADE : o encéfalo consome até 20% do oxigênio do corpo e 60% do seu suprimento de glicose, que é trensportado pelo sangue. No entanto, constitui apenas 2% da massa total do corpo.]

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AUDIÇÃO


É o sentido que tem a função de captar os sons e enviá-los ao córtex auditivo para serem interpretados. A orelha é o orgão que capta as ondas sonoras. As diferentes frequências dessas ondas entram pelo canal auditivo, fazendo vibrar a menbrana no tínpano.As vibrações trafegam até a cóclea, onde, atravéz de células ciliadas, são gerados os impulsos elétricos que passam do nervo da cóclea para o córtex cerebral.

LABIRINTO ÓSSEO:

O labirinto é comcomposto pelo sistema coclear-órgão sensorial que decodifica os sons e evoca o sentido da audição-e pelo sistema vestibular- responsável pelo equilíbrio (posição e movimentos da cabeça)

DOENÇAS RELACIONADAS AOS SENTIDOS

VISÃO : Os mais comuns problemas de visão são a catarata, a conjuntivite, o glaucoma entre outras , mas, existem vários tipos de problemas relacionados co a visão. EX: mipia, hipermetropia, vista cansada, glaucoma, daltonismo entre outras.

PALADAR : Condições caracterizadas pela alteração da função ou percepção gustativa, os distúrbios do paladar freqüentemente são associados com transtornos do olfato. Outras potenciais etiologias incluem doenças metabólicas, toxicidade de drogas e transtornos das vias do paladar (ex., doenças de papilas gustativas, doenças do nervo facial, doenças do nervo glossofaríngeo, e doenças do tronco encefálico).

TATO : Micose, frieira, acne, pano branco, verruga, são alguns exemplos de doenças relacionadas ao tato.

OLFATO: Existem vários tipos de doenças relacionadas ao olfato, por exemplo renite, sinusite, pólipos nasais, gripes resfriados entre outas doenças.

AUDIÇÃO: O ouvido, como todos os órgãos, pode ser a sede de doenças infecciosas, inflamatórias, tumorais, mas também de perturbações funcionais específicas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

OS SENTIDOS

O PALADAR ( ou agustação ) e olfato:

Por possuírem receptosres que podem detectar substâncias químicas, o olfato e o paladar são sentidos que atuam interligados. Os receptores, localizados no nariz (epitélios olfatórios) e na língua (papilas gustativas), levam ao cérebro informações sobre o sabor e o cheiro das substâncias, as quais estão relacionadas à sobrevivência e ao prazer humano. Ou seja permite ao ser humano a sentir o sabor dos alimentos e das bebidas.Por possuírem receptores que podem detectar substâncias químicas, o olfato eo paladar são sentidos que atuam interligados. Os receptores, localizados no nariz (epitélios olfatóriais) e na lingua(papilas gustativas, levam oa cérebro infomações sobre o sabor e o cheiro das substâncias, as quais estão relacionadas à sobrevivência e ao prazer do ser humano.



Tato :

T
oque, frio, calor, dor e pressão são percepções assimiladas por receptores sensoriais distribuídos na derme, segunda camada do maior órgão do corpo humano: a pelçe. Esses mecanismos podem ser terminações nervosas livres ou corpúsculos sensoriais, ou seja, células especializadas em contato com terminações nervosas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TECIDO MUSCULAR

O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propiedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.






As células do tecido muscular são fusiformes ou cilíndricas e recebem o niome de FIBRAS MUSCULARES, sendo tão diferenciadas que suas partes recebem denominaçõe próprias, como:
- SARCOLEMA: Membrana plasmática;
-SARCOPLASMA: Citoplasma;
-RETÍCULO SACOPLASMÁTICO: Retículo endoplasmático.
As fibras musculares em conjunto formam o músculo que se acha envolvodo por uma bainha de tecido conjuntivo denominada EPIMÍSMO ou FÁSCCIA.

TECIDO MUSCULAR LISO

O tecido muscular liso é formado por fibras fusiformes dotadas de um núcleo alongado e central. Essas fibras podduem contração lenta e involuntária. Exemplom músculos eretores dos pêlos (na pele), musculatura do sistema digestório (esôfago, estômago e intestino), da bexiga, do útero e dos vasoa sanguíneos.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO

O tecido muscular estriado esquelético tem fibras cilíndricas, com vários núcleos periféricos.. A conteração é rapida e voluntária. Exemplo: músculos esqueléticos, assim denominados pr se acharem inseridos no sistema esquelético por meio de tendões.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO

O tecido muscular estriado cardíaco é formado por fibras com um (ou raramente dois) núcleo central. Sua contração ém rapida e involuntária. Exemplo:músculo do coração(miocárdico) . Entre uma fibra e outra verifica-se a presença de disco

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

SISTEMA ARTICULAR



O sistema articular é formado por articulações, ou seja, por um ponto de contato entre os ossos. As articulações podem ser classificadas em fibrosa(os ossos são unidos por tecido conjuntovo fibroso), cartilaginosa(os ossos são unidos pela cartilagem) e sinovial(possui espaços entre os ossos).

*FIBROSA: São articulações estabelecidas por meio de uma camada intermediaria de tecido conjuntivo fibroso, que fixa os ossos. São divididas em quattro grupos diferentes (As Sindesmoses, Suturas, Esquideleses, Gonfoses).

*CARTILAGINOSA: É uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. A cartilagem é um tipo do tecido conjuntivo composto exclusivamente de células chamadas condrócitos e de uma matriz extracelular altamente especialista.

*SINOVIAL: A mobilidade exige livre delizamento de uma superfície óssea contra outra e isto é impossível quando entre elas impõe-se um meio de ligação, seja fibroso ou cartilagíneo. Para que haja o grau desejável de movimento, em muitas articulaões, o elemento que se imterpõe às peças que se articulão é um liquidodenominado sinóvial, ou liquido sinovial

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aula Prática

Em nossa ultima aula estudamos os ossos do corpo humano!!! Fizemos uma aula prática (escrevemos o nome de cada osso e colamos em seu devido lugar no corpo de um colega) foi muito legal pois tivemos que nos dedicar mais e em minha opinião acho que foi mais fácil para memorizar os ossos ! Adoramos a aula e esperamos que atividades como essa se repitam, =D.

MÙSCULOS

Os múscolos são tecidos que sa contraem ou relaxam transmitindi movimentos aos ossos sobre os quais estão inseridos. cada um dos quase 640 músculos do corpo humano possui um nervo motor, que conduz os impulsos elétrico do sistema nervoso( controlador e coordenados pelo cérebro) e gera a controlação muscular.

TIPOS DE TECIDO MUSCULAR

No corpo, há três tipos de tecidos muscular. O tecido muscular estriado esquelético(que apresenta contração voluntária, e rápida), o tecido muscular estriado cardíaco(que tem contração involuntária, rápida e rítmica)e o tecido muscilar liso(que apresentaaa contração involuntária e lenta)

sexta-feira, 2 de setembro de 2011


A ESTRUTURA DOS OSSOS

Observe o esquema a seguir:

*EPÍFISES: As extremidades do osso recobertas por cartilágem.

*PERIÓSTEO: A membrana fibrosa, que reveste externamente o osso.

*DIÁFESE: A porção do osso situada entre as epífises e envolvida pelo periósteo.

*CANAL ÓSSEO:O canal encontra a medula óisses.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fêmur



Sistema Esquelético



ESQUELETO

O esquleto de um indivíduo é constituido, em média, por 206 ossos (cerca de uma em cada 20 pessoas tem uma costela a mais). Os ossos desenpenham funções como as de sustentar o corpo e permitir a sua locomoção, proteger orgãos vitais, produzir células para p sangue e armazenar cálcio e outros minerais.


FORMATO DOS OSSOS

Os ossos variam
de formato e de tamanho em razão de hereditárias e de acordo com a função que cumprem. Ossos grandes e longos, como o fêmur, garantem a sustentação do corpo e a movimentação dos menbros.

CRÂNIO

Constituido por 22 ossos, o crânio forma a face e protege o cérebro. A maioria dos ossos do crânio compoêm pares (esquedo e direito) e, para torná-lo mais forte, o conjunto se funda numa estrutura única. Somente a madíbula se mantém livre e ligada ao restante do crânio por articulações. Apesar de ossos serem finos, o formato curvoconfere resistência ao crânio.


COLUNA VERTEBRAL

FUNÇÃO DA COLUNA

Àlem de proteger a medula espinhal e os nervos espinhais, a coluna vertebral é, responsável pela sustentação da cabeça e fixação das costelas e dos músculos do dorso. Suporta o peso do corpo e exerce papel fundamental na postura, na flexibilidade, na locomoção e no equilibrio.


MÃOS E PUNHOS

O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tenção dos músculos multiarticulares da mão a medida que se ajustam as diversas atividades e formas de preenção. A mão é uma ferramenta valiosa, átravez da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos.




PÉS E TORNOZELO

O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuidos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cuboide, e os três cuneiformes; cinco ossos do metatarso; 14 falanges(três para cada um dos dedos; exceto para o hálux, que tem apenas duas).Os ossos são mantidos atravez dos ligamentos que se totalizao em um número de 107 frormendo articulações. No pé as asticulações são em 33: ariculação superior do tornozelo, articulação subtalar, articulação transversa do tarso, articulações tarsometatarsianas, articulações metatarsofalangeanas, articulações interfalangeanas.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SISTEMA EXCRETOR


É um conjunto de órgãos responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água , sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. A sua função é eliminar substâncias em excesso no organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

RINS
Os rins são órgãos , em forma de semente de feijão que possuem, aproximadamente, 11cm de comprimento. Eles contêm milhões de néfrons ou unidades de microfiltração, que removem os dejetos do sangue, eliminandos na urina, juntamente com o excesso de água do corpo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SISTEMA ABO E RH


Nos seres humanos existem os seguintes tipos de sangue em relação ao sistema ABO.
*Grupo A
*Grupo B
*Grupo AB
*Grupo O

Cada pessoa pertence a um grupo sanguíneo desses. Nas hemáceas humanas podem existir dois tipos de proteínas : o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas proteínas nas hemáceas , o sangue é assim classificado :

*Grupo A - possui somente o aglutinogênio A;
*Grupo B - possui somente o aglutinogênio B;
*Grupo AB - possui aglutinogênio A e B;
*Grupo O - não possui aglutinogênios.

No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas de aglutinogênios : aglutina anti-A e aglutinina anti-B. Na tabela a seguir você pode verificar o tipo de aglutinogênio e o tipo de aglutinina existentes em cada grupo sanguíneo :

GRUPO SANGUÍNEO : A - B - AB - O.
AGLUTINOGÊNIO: A - B - A e B - Não possui.
AGLUTINIBA: Anti-B - Anti- A - não possui - Anti- A e anti-B

Na existência de uma substância denominada RH no sangue é RH no sangue é outro critério de classificação sanguinea. Diz-se então que quem possui essa substancia no sangue é RH positivo; quem não possui é Rh negativo. O fator RH tem esse nome por ter sido indentificado pela primeira vez no sangue de um macaco Rhesus. A tranfusão de sangue deve-se saber se há ou não compatibilidade entre o sangue do doador e do receptor . Se não houver essas comopatibilidade, ocorre aglutinação das hemácias. Em relação ao sistema ABO, o sangue doado não deve conter aglutinogênios caso no sangue do receptor exista agliutinas contraste, Assim:

*Se o sangue do receptor apresenta aglutinas anti-A, o sangue do doador nao0 pode pode conter aglutigênios A.

terça-feira, 26 de julho de 2011


Funcionamento do Sistema Circulatório
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração. O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.

Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.
Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.

Circulação pulmonar
O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.
Sistema Circulatório

Ramificações
As artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções; libera o oxigênio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que por último, o sangue se reúne na veia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.

Circulação portal
A circulação portal é um sistema auxiliar do sistema nervoso. Um certo volume de sangue procedente do intestino é transportado para o fígado, onde ocorrem mudanças importantes no sangue, incorporando-o à circulação geral até a aurícula direita.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

A CIRCULAÇÃO

CORAÇÃO: O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada e bombeia o sangue para todo o corpo sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácia, entre os dois pulmões.
Observe o esquema abaixo. No coração humano existem quatro cavidades:
*Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
*Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior;

O sangue que entra no átrio direito passo ventrículo direito, e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo.
O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito atravéz da valva atrioventricular direita ( tricúspide, pois é formada por três válvulas ou cúspides ) ; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo atravez da valva atrioventricular esquerda ( bicúspide ou mitral, pois é formada por duas válvulas ou cúspides ).
O coração humano é um órgão constituído basicamente por três camadas:
*Pericárdio - é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Essa membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
*Endocárdio - é a membrana que reveste a superfície ineterna das cavidades do coração;
*Miocárdio - é um musculo responsável pelas contrações vicorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio. Quando, por algum motivo, as artérias coronárias - ramificaçoes da aorta - não conseguem irrige adequadamente o miocárdio, pode ocorrer a morte de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.

MEDINDO A PRESSÃO ARTERIAL
Alternando-se ordenadament a sistorí e a diastorí são responsáveis pelo fluxo de sangue dentro dos vasos sanguineos.A pressão que que se mede é a oressão exersida pelo sangue sobre as paredes da aorta após ser lançada pelo ventriculo esquerdo. Ela é diferente na sistoli e na diastoli ventricular . A pressão arterial máxima corresponde ao momento que o ventriculo esquerdo bombeia o sangue para dentro da aorta e esta se distende. Já a pressão arterial minima é a que se verifica no final da diástoli do ventriculo esquerdo. A pressão arterial máxima corresponde a cerca de 120m.m. de mercurio (Hg), enquanto a pressão artrerial minima corresponde a aprimadamente a 80m.m. de mercurio. Esses são os valores normais para a população . Dai falar-se em 120/80 ou 12/8 para a pressão normal. Por meio de um aparelho chamado esfigmomanômetro, a pressão arterial pode ser medida pelo médicoou proficional abilitado. O valor da pressão é um dado importante na avaliação das condições de saude do sintema cardiovascular

sexta-feira, 1 de julho de 2011

A CÁRIE DENTAL


A atividade de microorganismos decompondo resíduos alimentares que ficam retidos nos espaços entre os dentes, produz substâncias ácidas. Em contato com o dente essas substâncias provocam corrosão na superfície, causando a cárie.No início da cárie formam-se brechas microscópicas na superfície do dente, por onde microorganismos se enfrintam e atacam a dentina. Com o tempo, essas brechas dão lugar a cavidades visíveis a olho nu. Para evitar a cárie dental, é preciso tomar os seguintes ciudados:
* Escovar os dentes todos os dias, logo após as refeições, à noite, ao deitar. Os dentes devem ser escovados com movimentos suaves, circulares e verticais da escova.
No inicio a cárie atinge o esmalte do dente. Se não for tratada, chega a dentina e depois à polpa dental podendo causar infecções graves na raiz do dente e até no osso. A pessoa pode perder o dente se a cárie não for tratada a tempo.
*A ESCOVAÇÃO DOS DENTES: todas essas etapas devem ser repetidas pelo menos tres veses ao dia. ( escove a lingua também com movimentos delicados, pois nelas se acumulam restos de alimentos e bactérias ) .
*Passar fio ou fita dental para retirar os resíduos que ficam entre os dentes e que nao foram retirados com a escovação.
*Ir periodicamente ao dentista para fazer uma revisão e limpeza mais completa nos dentes, além de outros tratamentos determinados pelo dentista. Quando tratados logo no inicio as caries sao faceis de remover.
VITAMINA C:
é importante na manutenção dos tecidos de sustentação da corpo (Ossos, cartilagens, derme) na formação e conservação dos dentes, no crescimento e no fortalecimento do corpo contra certas infecções. A falta dessa vitamina provoca uma doença chamada escorbuto: os vasos capilares sanguineos tornam-se frageis e ocorre sangramento de diversas partes do corpo, como nas gengivas. Também podem causar anemia, comprometer o crescimento, entre outras alterações. Fontes de vitamina C: (acerola, limão, laranja, caju, goiaba, mamão, manga, tomate, pimentão, rabanete, espinafre, etc.).

sexta-feira, 10 de junho de 2011

ESTÔMAGO

O estômago é um orgão muscular em forma de saco. Comunica-se com o intestino delgado por um orifício chamado piloro ( palavra que vem do grego e significa porteiro). O piloro tem ao seu redor um mecanismo musular que se contrai quando po alimento chega ao estômago até que a função digestório nele se complete. Em seguida o piloro relaxa, permitindo que o alimento passe para o intestino internamente por uma membrana chamada mucosa gástrica, que possui glândulas especiais para fabricação do suco gástrico.

ESÔFAGO

O esôfago é um orgão é em forma de tubo com paredes flexíveis e que mede aproximadamente 25 cm de comprimento. Em sua parte superior, ele se comunica com a faringe. Em sua parte inferior, comunica-se com o estômago por meio dos movimentos perisláticos, o esôfago empurra o alimento para o estômago.

FARINGE


A faringe é um órgão de funil, situado logo após a boca. Ela se comunica com a boca, as cavidades nasais, com laringe ecom o esôfago. Quando o alimento chega a faringe, os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago.

AS VITAMINAS

As vitaminas tem função reguladora no organismo. Els ativam certas enzimas, regulando determinados procesos fisiológicos. São, portanto, substâncias fundamentais para o funcionamento harmonioso do organismo.
Existem vários tipos de vitaminas relacionamos a seguir os principais tipos:

VITAMINA A:
Participa na manutenção do tecido epitelial, auxilia no crescimento do corpo e está relacionada com a capacidade da visão.
A falta de vitamina A no organismo pode causar problemas de pele e cegueira noturna, que é a dificuldade de anxergar em ambientes pouco iluminados. Se a deficiência de vitamina A não for corrigida, a pessoa pode ficar cega.
Fontes de vitamina A: Leite, queijo, manteiga, gema de ovo, óleo de fígado de bacalhau, verduras em geral, pimentão, cenoura, pêssego, mamão, entre outros exemplos.

VITAMINA D:
Participa da absorção de cálcio e de fósforo no intestino. Logo, é importante para a formação dos ossos. A sua falta provoca na criança o raquitismo, doença que torna os ossos frágeis e deformados.
Fonte de vitamina D: leite, ovos, menteiga, óleo de fígado de bacalhau, entre outros exemplos.
Os raios ultra violeta da luz solar transformam uma substância encontrada na pele em vitamina O. Por isso, recomenda-se que as crianças tomem sol regularmente, obedecendo, contudo, à restição de horário: até às 10 horas da manhã e após as 16 horas, apenas por alguns minutos.

VITAMINA E:
As funçõesdessa vitamina no corpo humano ainda não estão muito claras. Em testes de laboratório feitos com ratos, a ausência dessa vitamina causou esterilidade (incapacidade de gerar filhos).
Acredita-se que esteja envolvida na formação, por exemplo de glóbelos vermelhos (hermácias), como também no processo de cicatrização de tecidos.
Fontes de vitamina E: ovos, leite, brócolis, castanhas, óleos, vegetais, grãos diversos (soja, feijão, trigo, aveia, milho) entre outros exemplos.

VITAMINA K:

É Importante na coagulação do sangue. A deficiencia dessa vitamina favorece a ocorrência de emorragia. Por isso é chamada de vitamina anti-hemorragica. Fontes de vitamina K: fígado, alface, repolho, couve, acelga, entre outros exemplos.


VITAMINAS DO COMPLEXO B:

São um conjunto de vitaminas associadas ao crescimento do organismo, entre outras funções. Destacam-se as vitaminas B¹, B², B6, B¹², o ácido nicotinico, o ácido pantotênico e o ácido fólico. Desempenham um papel importânte no metabolismo. A ocorrencia dessas vitaminas provoca fraquesa muscular, comprometimento do crescimento, alteração nos ossos, anemia e perturbações gastrintestinais, entre outros disturbios. Fonte de vitaminas do complexo B: arroz e outros cereais integrais, carne e muidos (moela, coração), verduras leguminosos (ferijão, soja, lentilha, ervilha, grão-de-bico) ovos, leite, entre outros exemplos

OS LÍPIDIOS

Os lípidios mais conhecidos, são representados pelos óleos e pelas gorduras e têm, basicamente função energética, da mesma forma que os carboidratos.
As moléculas de óleo e de gordura são formados pela união de duas moléculas menores, o ácido graxo e o glicerol.
Os lipídios também têm função estrutural: leite integral, ovos, carnes com gordura, castanha-de-caju, coco e azeite.

OS CARBOIDRATOS

Também conhecidos como glicerídios, os carboidratos são alimentos que geralmente têm função energética no organismo, isto é, atuam como "combustíveis", fornecendo a energia necessária às atividades das células. Quando apresentam dulcor, isto é, quando têm sabor "doce", são também chamados açucares.
Existem vários tipos de carboidratos: a glicose, a frutose, a sacarose, a lactose, o amido, entre outros.
A glicose e a frutose, encontradas no mel e em diversas frutas, são moléculas relativamente pequenas e podem ser absorvidas com facilidade no intestino.
A sacarose, extraída da cana-de-açucar e beterraba, é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.
O amido é uma molécula bem grande, formada pela união de centenas de moléculas de glicose. Não tem dulçor, isto é, não é doçe como os açucares frutose, sacarose e glicose. È a reserva energética natural das plantas. Encontra-se armazenado em grandes quantidades em certas raizes (mandioca) certos caules (batata) e em grãos diversos (trigo, milho, feijão).
Portanto, quando comemos doces e massas estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

AS PROTEÍNAS

As proteínas sã grandes moléculas formadas pela união de um moléculas menore, chamadas aminoácidos. A carne, o leite, o queijo, os ovos, o feijão, a soja e a ervilha são exemplos de alimento s ricos em proteínas.
Quando ingerimos proteínas elas são digeridas em nosso tubo digestório. Os aminoácidos que as formam se reparam e são absorvidos no intestino. Depois passam para o sangue e são distribuidos para as células do arganismo.
No interior das células , os aminoácidos são reagrupados e uma nova proteína é formada, de acordo com a programação de determinado gene. Cada tipo de proteína que produzimos tem a sua montagem codificada por certo tipo de gene.
Grande parte de proteínas que produzimos em nossas células tem função plástica ou construtora, isto é, participa da estrutura de nossos tecidos . É o caso, por exemplo das proteínas que formam as fíbras do material organico intercelular das cartilagens e do tecido ósseo.
As proteínas também tem função reguadora no organismo. É o caso das enzimas, proteínas especiais que regulam as diversas reações químicas que ocorrem em nosso corpo.

SAIS MINERAIS

Há varios tipos de sais mineraise cada um desempenha uma função importante em nosso organismo. vamos conhecer alguns exemplos dessas substâncias inoraganicas:

Cloreto De Sódio Ou Sal De Cozinha;
É acrescentado no preparo dos alimentos para torná-los mais saborosos. sua compozição apresenta cloro e sódio, elementos quimicos importantes na regulação de água no corpo.

Sais De Potássio;
Têm função semelhante à do cloro e do sódio, atuando na regulação da quantidade de água no corpo. O sódio e o potássio são também fundamentais para a condução dos impulsos nervosos atravéz dos neurônios e para a contração muscular. Sais de potássio podem ser encontrados na banana, frutas cítricas ( laranja, limão ), no leite e nos cereais.

Sais De Cálcio E De Fósforo;
Indispensáveis á formação dos ossos e dentes e à atividade dos músculos, esses sais são encontrados no leite, no queijo, nos ovos, nos mariscos, entre outros exemplos.

Sais De Ferro;
São encontrados no feijão, na lentilha, na carne,, nos ovos, nos miúdos ( fígado, rim, moela )e nas verduras de folhas, como a couve, o espinafre e o brócolis. Participam da contitução da hemoglobina, pigmento respiratório dos glóbulos vermelhos ( hemácias ) do sangue.

Sais De Iodo;
São importantes para o bom funcionamento da glândula tireóida, entrando na constituição do hormônio que essa glândula produz e que controla o metabolismo do organismo. Existem naturalmente no peixe e nos frutos do mar e são acrescentados no processo industrial, ou sal de cozinha.

Sais De Flúor;
Participam ( juntamente com os sais de cálcio e de fósforo ) da formação dos dentes e inibem o desenvolvimento de bactérias causadas da cárie. Muitas veses são adicionadas à agua encanada para beneficiar a população no combate á cárie.

Sais De Magnésio;
Auxiliam na formação dos ossos e no fucionamento dos tecidos nervosos e dos músculos. São encontrados em cereais, verduras, peixes, carnes e no feijão.














sexta-feira, 27 de maio de 2011

Sistema Digestório


O sisema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso ao qual estão associados orgãos e glândulas que participam da digestão. Apresenta as seguintes regiões; boca , faringe , esôfago , estômago , intestino delgado , intestino grosso e ânus

Boca

A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo é a boca. Aí encontram-se os dentes e a língua, que preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva, o que irá facilitar a futura ação das enzimas.

Faringe e Esôfago

A faringe, situada no final da cavidade bucal, é um canal comum aos sistemas digestório e respiratório: por ela passam o alimento, que se dirige ao esôfago, e o ar, que se dirige à laringe.

O esôfago, canal que liga a faringe ao estômago, localiza-se entre os pulmões, atrás do coração, e atravessa o músculo diafragma, que separa o tórax do abdômen. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo.



Estomago

O estômago é uma bolsa de parede musculosa, localizada no lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas. É um órgão muscular que liga o esôfago ao intestino delgado. Sua função principal é a digestão de alimentos protéicos. Um músculo circular, que existe na parte inferior, permite ao estômago guardar quase um litro e meio de comida, possibilitando que não se tenha que ingerir alimento de pouco em pouco tempo. Quando está vazio, tem a forma de uma letra "J" maiúscula, cujas duas partes se unem por ângulos agudos.


INTESTINO DELGADO

O intestino delgado é um tubo com pouco mais de 6 m de comprimento por 4cm de diâmetro e pode ser dividido em três regiões: duodeno (cerca de 25 cm), jejuno (cerca de 5 m) e íleo (cerca de 1,5 cm).
A porção superior ou duodeno tem a forma de ferradura e compreende o piloro, esfíncter muscular da parte inferior do estômago pela qual este esvazia seu conteúdo no intestino.

A digestão do quimo ocorre predominantemente no duodeno e nas primeiras porções do jejuno. No duodeno atua também o suco pancreático, produzido pelo pâncreas, que contêm diversas enzimas digestivas. Outra secreção que atua no duodeno é a bile, produzida no fígado e armazenada na vesícula biliar. O pH da bile oscila entre 8,0 e 8,5. Os sais biliares têm ação detergente, emulsificando ou emulsionando as gorduras (fragmentando suas gotas em milhares de microgotícula


sexta-feira, 13 de maio de 2011

O Que Os Alimentos Contêm

*São formados por uma mistura de substâncias;

*Entre destacam-se: água, sais minerais, proteínas, os carboidratos, lipídios e as vitaminas;

*Vamos estudar separadamente cada uma dela:

a H2O

*O corpo humano possui cerca de 65% de H2O;

PORCENTAGEM DE DESPERDÍCIO ANUAL

*FRUTAS:

Banana 40%
Laranja 22%
Mamão 30%
Abacaxi 24%

*HORTALIÇAS:

Couve-flor 48%
Alface 45%
Repolho 35%
Cenoura 27%

sexta-feira, 6 de maio de 2011

NUTRIÇÃO

*A IMPORTÂNCIA DOS ALIMENTOS;


Evite Desperdício
!!!

Fome e desperdício de alimentos parecem contraditórios entre si, mas ambas as situações estão entre os maiores problemas que o Brasil enfenta.
Os ìndices de desperdícios de alimentos no Brasil são alarmantes. Alguns estudos indicam que, anualmente, entre 10% a 30% dos grãos produzidos no país (soja, milho, arroz, feijão e trigo) se perdem no caminho entre a lavoura e o consumidor. Na produção de hortaliças, o desperdício varia entre 20% e 50%; com relação às frutas, as perdas variam entre 20% e 40%.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

TIPOS DE DIVISÃO CELULAR

*mitose: cada célula mãe origina duas células filhas contendo o mesmo número de cromossomos que nela existiam;

*meiose: cada célula mãe origina quatro células filhas com a metade do número de cromossomos que nela existiam;

TECIDO MUSCULAR LISO


O tecido muscular liso é formado por fibras fusiformes dotadas de um núcleo alongado central. Essas fibras possuem contração lenta e involuntária. EXEMPLOS: muscúlos eretores dos pêlos (na pele), musculatura do sistema digestório (esôfago, estômago e intestino), da bariga, do útero e dos fasos sanguineos.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO


O tecido muscular estriado esquelético tem fibras cilíndricas, com vários núcleos periféricos. A contração é rapida e voluntária. EXEMPLO: músculos esqueléticos, assim denominados por se acharem inseridos no sistema esquelético por meio de tendões.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SISTEMA DIGESTÓRIO

SISTEMA GENITAL

CONCEITOS BASICOS DE REPRODUÇÃO:
Reproduçaõ é um processo biológico que permite a conservação da espécie por meio do aumento em número ou modificação genética dos individuos;
A reprodução sexuada é caracterizada de todas as espécies de animais vertebrados e, com exceção das bactérias e de certos protistas, a reprodução sexuada em todos os outros tipos de organismos, envolve células denominadas gametas, um óvulo da fêmea e um espermatozóide do macho.
O sistema reprodutoir em ambos os sexos é planejado para garantir a união com êxito do espermatozóide e do óvulo. Em muitos organismos, a reprodução é um fenômeno complexo, que não pode ser entendido sem um conhecimento prévio da anatomia e da fisiologia dos órgãos reprodutores;

SISTEMAS

O conjunto de todos os sistemas constitui o organismo. Os sistemas fundamentais de maneira integrada, , e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como em todo e, consequentemente, à vida;
Veja os sistemas do corpo humano que serão estudos neste blog:

*Sistema Genital (ou reprodutor);
*Sistema digestório;
*Sistema Respiratório;
*Sistema Cardiovascular (ou circulatório);
*Sistema Imunitário (ou imune);
*Sistema Urinário (ou excretor);
*Sistema Esquelético;
*Sistema Muscular;
*Sistema Nervoso;
*Sistema Endócrino.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ÓRGÃOS


Os tecidos também se agrupam em nosso organismo. um agrupamento de tecidos que integram forma um órgão. O estômago, por exemplo, é um órgão do corpo humano. Nele podemos reconhecer a presença dos tecidos epitelia, muscular, entre outros. veja acima a figura:

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO

O tecido muscular estriado cardíaco é formado por fibras com um (ou raramente dois) núcleo(s) cetral(ais), sua contração é rapida e invuluntária. EXEMPLO: músculo do coração (moicárdio). Entre uma fibra e outra verifica-se a presença de discoas intercalares, membranas que promovem a separação entre as células.

TECIDO CARTILÁGENEO


Contitui a cartilagem que está presente em várias partes do nosso corpo:nariz, orelha e na traquéia; Ajuda a formar a estrutura (sustentação); Recobre à superfície articular dos ossos contribuindo para o deslizamento deles.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Tecido Conjuntivo


O tecido conjuntivo promove a sustentação, a proteção e a união de alguns orgãos do corpo. É o tecido em maior quantidade em nosso corpo. Ele é formado por células que se encontram separadas umas das outras. O espaço entre as células é preenchido por um material que constitui a chamada matriz intercelular.

Tecido Epiteliel


Dois tipos de células que formam o tecido epitelial: poliédricas e justapostas. È especializado em revestir e proteger todas as superfícies do organismo, o tecido epitelial é formado por células justapostas, o que acarreta escassez de substância intercelular; È desprovido de vasos sanguíneos (avascular). As células epiteliais são nutridas pelo sistema conjuntivo subjacente, por difusão; Ocorre sobre a membrana basal, que é constituída por proteínas e glicoproteínas;

UM POUCO MAIS SOBRE A PELE:
A pele representa cerca de 15% do peso de um ser humano adulto, cobrindo uma área de aproximadamente 2 metos quadrados.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Células



MEMBRANA CELULAR :
Envolve e protege a célula, controla a entrada e saída de substâncias;
CITOPLASMA : É a maior parte da célula, preenchida por substancias gelatinosas (citosol), é onde estão mergulhadas as organelas;
MITOCÔNDRIAS: Responsáveis pela respiração celular, fenômeno que permite à célula obter energia química contida nos alimentos absorvidos;
RIBOSSOMOS: São organelas não membranosas, responsáveis pela produção de proteínas nas células;
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO: Apresenta várias funções dentre as quais facilitar o transporte e a dristribuição de substâncias no interior da célula;
COMLEXO GOLGIENSE: É a organela celular que amarzena parte das proteínas produzidas numa célula, entre outras funções;
LISOSSOMOS: São organelas que contém substâncias necessarias à digestão celular.