sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sistema Esquelético



ESQUELETO

O esquleto de um indivíduo é constituido, em média, por 206 ossos (cerca de uma em cada 20 pessoas tem uma costela a mais). Os ossos desenpenham funções como as de sustentar o corpo e permitir a sua locomoção, proteger orgãos vitais, produzir células para p sangue e armazenar cálcio e outros minerais.


FORMATO DOS OSSOS

Os ossos variam
de formato e de tamanho em razão de hereditárias e de acordo com a função que cumprem. Ossos grandes e longos, como o fêmur, garantem a sustentação do corpo e a movimentação dos menbros.

CRÂNIO

Constituido por 22 ossos, o crânio forma a face e protege o cérebro. A maioria dos ossos do crânio compoêm pares (esquedo e direito) e, para torná-lo mais forte, o conjunto se funda numa estrutura única. Somente a madíbula se mantém livre e ligada ao restante do crânio por articulações. Apesar de ossos serem finos, o formato curvoconfere resistência ao crânio.


COLUNA VERTEBRAL

FUNÇÃO DA COLUNA

Àlem de proteger a medula espinhal e os nervos espinhais, a coluna vertebral é, responsável pela sustentação da cabeça e fixação das costelas e dos músculos do dorso. Suporta o peso do corpo e exerce papel fundamental na postura, na flexibilidade, na locomoção e no equilibrio.


MÃOS E PUNHOS

O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tenção dos músculos multiarticulares da mão a medida que se ajustam as diversas atividades e formas de preenção. A mão é uma ferramenta valiosa, átravez da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos.




PÉS E TORNOZELO

O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuidos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cuboide, e os três cuneiformes; cinco ossos do metatarso; 14 falanges(três para cada um dos dedos; exceto para o hálux, que tem apenas duas).Os ossos são mantidos atravez dos ligamentos que se totalizao em um número de 107 frormendo articulações. No pé as asticulações são em 33: ariculação superior do tornozelo, articulação subtalar, articulação transversa do tarso, articulações tarsometatarsianas, articulações metatarsofalangeanas, articulações interfalangeanas.

Nenhum comentário: