Sala de aula

PEIXES

Caracteristicas Gerais:

CORPO: O corpo dos peixes com esqueleto ósseo é geralmente achatado lateralmente e fusiforme (mais afilado nas extremidades e volumado no meio), facilitando seu deslocamento na água.
RESPIRAÇÃO: A respiração dos peixes ósseos ocorre por meio de brânquias, estruturas formadas por pequenos filamentos ricos em vasos sanguíneos.
ESCAMAS: A pele é recoberta por escamas, que protegem o corpo, e secreta um muco, que deixa o corpo escorregadio e ajuda no deslocamento em um meio relativamente viscoso como a água.
OPÉRCULO: Peça óssea que cobre as brânquias.
BRÂNQUIAS: Estruturas formadas por pequenos ricos em vasos sanguíneos.
NADADEIRAS: Peixes apresentam nadadeiras que auxiliam tanto no deslocamento tanto na navegação.

Como é a reprodução?
Grande parte das espécies de peixes possui reprodução ovulipara.

Quais os grupos de peixes de acordo com o tipo de esqueleto? Dê exemplos.
Condrictes: tem esqueleto cartilaginoso.
Ex: tubarão, arraia e cação.
Osteíctes: tem esqueleto ósseo.
Ex: carpa, jundiaí, cascudo...



ANFÍBIOS


Caracteristicas Gerais;

Os anfíbios são ectotérmicos, ou seja, a temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura ambiente, dependem da água para: proteger os ovos, para respiração cutânea (respiração pela pele), e evitar dessecação da pele.
Quando são larvas a respiração é branquial, os adultos a respiração é pulmonar e cutânea. A pele é lisa com glândulas mucosas, são carnívoros. Ovíparos com fecundação externa, apenas algumas salamandras tem fecundação interna.


Grupos;

ANUROS:
Representam o grupo mais diversificados de anfíbios. Os sapos representem pele enrugada e membros posteriores curtos; As rãs geralmente tem pele lisa e membros posteriores longos; As pererecas apresentam nas extremidades dos dedos dilatações semelhantes a ventosas que permitem a fixação em rochas, árvores e paredes.
EX: sapos, pererecas e rãs.

URODELOS:
Apresentam cauda e corpo alongado, são representados pelas salamandras. Essas espécies vivem toda a vida na água e apresentam brânquias externas.

ÁPODES
São animais conhecidos como cobras-cegas. Embora recebam esse nome, esses animais não são serpentes. Denominados ápodes, por não possuírem patas, corpo alongado e fusiforme.



Répteis

Os répteis são animais muito conhecidos, como os lagartos, as lagartixas, as tartarugas, as serpentes e os jacarés. A pele da maioria dos répteis é recoberta por escamas ou placas córneas que impedem a perda de água, respiram por meio de pulmões. Como os peixes e os anfíbios, os répteis são ectotérmicos (temperatura do corpo varia de acordo com a temperatura ambiente), se adaptam bem na terra, pois alem da pele seca, botam ovos com casca protetora.
São representados por quatro grupos:
LACERTÍLIOS: incluem os lagartos, lagartixas domesticas, iguanas e camaleões.
QUELÔNIOS: são as tartarugas, cágados e jabutis. A característica mais marcante desse grupo é a presença de uma carapaça dura que os protege contra predadores.
CROCODILIANOS: São os jacarés e crocodilos. Podem ser encontrados na água doce e nas proximidades dos mares.
OFÍDIOS: são as serpentas. Algumas têm glândulas de peçonha, como a jararaca a cascavel e a cobra-coral.
         O soro antiofídico é obtido a partir de anticorpos do sangue do cavalo e é usado contra acidentas com cascaveis e jararacas.

SERPENTES PEÇONHENTAS,


SERPENTES NÃO PEÇONHENTAS

AVES

As aves têm pulmões ligados aos sacos aéreos, as asas cobertas por penas, ossos pneumáticos (ossos cheios de ar) e intestino reduzido, todas essas características são essenciais para o vôo. Apresentam quilha, onde os músculos peitorais se prendem.
       
Divisão das aves quanto à capacidade de voar:
CARENATA: podem voar. Ex: gavião. O pingüim e galinha são animais que não voam mais estão no grupo das aves que voam;
RATITAS: não voam. Ex: avestruz e ema;

ORDEM DAS AVES:
Anseriformes; EX: Pato.
Columbiformes; EX: Pombo.
Cuculiformes; EX: Cucos.
Estrigiformes; EX: Coruja.
Falconiformes; EX: Gaviões e urubus.
Galiformes; EX: Galinha.
Ciconiformes; EX: Garças.
Passeriformes; EX: São os populares “passarinhos”.
Psitaformes; EX: Aves trepadoras. 




mamiferos

São animais endotérmicos, apresentam glândulas mamarias que produzem o leite nas fêmeas. Tem pelos, tecido adiposo ( essa camada de gordura serve como reserva energetica). Glândulas sudoriparas são responsaveis pela produçao do suor, glandulas sebaceas, produz uma substancia oleosa utilizada para lubrificar a pele os pelos.
Apresentam pulmoes, dentes, comportamento social, são viviparas com fecundação interna.
DESDENTADOS. Ex: tamanduá.
PROBOCÍDEOS. Ex: elefante.
CETÁCEOS. Ex: golfinho.
ROEDORES. Ex: esquilo.
PRIMATAS. Ex: ser humano.
QUIROPTEROS. Ex: morcegos.
CARNÍVOROS.Ex: onça pintada.
UNGULADOS. Ex: cavalo.
SIRENIOS. EX: peixe-boi.