sexta-feira, 1 de julho de 2011

A CÁRIE DENTAL


A atividade de microorganismos decompondo resíduos alimentares que ficam retidos nos espaços entre os dentes, produz substâncias ácidas. Em contato com o dente essas substâncias provocam corrosão na superfície, causando a cárie.No início da cárie formam-se brechas microscópicas na superfície do dente, por onde microorganismos se enfrintam e atacam a dentina. Com o tempo, essas brechas dão lugar a cavidades visíveis a olho nu. Para evitar a cárie dental, é preciso tomar os seguintes ciudados:
* Escovar os dentes todos os dias, logo após as refeições, à noite, ao deitar. Os dentes devem ser escovados com movimentos suaves, circulares e verticais da escova.
No inicio a cárie atinge o esmalte do dente. Se não for tratada, chega a dentina e depois à polpa dental podendo causar infecções graves na raiz do dente e até no osso. A pessoa pode perder o dente se a cárie não for tratada a tempo.
*A ESCOVAÇÃO DOS DENTES: todas essas etapas devem ser repetidas pelo menos tres veses ao dia. ( escove a lingua também com movimentos delicados, pois nelas se acumulam restos de alimentos e bactérias ) .
*Passar fio ou fita dental para retirar os resíduos que ficam entre os dentes e que nao foram retirados com a escovação.
*Ir periodicamente ao dentista para fazer uma revisão e limpeza mais completa nos dentes, além de outros tratamentos determinados pelo dentista. Quando tratados logo no inicio as caries sao faceis de remover.

2 comentários:

Luciane disse...

Fiquei feliz de ver que vcs continuam dando sequencia ao nosso trabalho do ano passado!
PArabéns!
Bjs da profe Lu

isa e Manu disse...

obg! prof Lu ... nós adoramos o blog!