sexta-feira, 22 de julho de 2011

A CIRCULAÇÃO

CORAÇÃO: O coração de uma pessoa tem o tamanho aproximado de sua mão fechada e bombeia o sangue para todo o corpo sem parar; localiza-se no interior da cavidade torácia, entre os dois pulmões.
Observe o esquema abaixo. No coração humano existem quatro cavidades:
*Átrio direito e átrio esquerdo, em sua parte superior;
*Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior;

O sangue que entra no átrio direito passo ventrículo direito, e o sangue que entra no átrio esquerdo passa para o ventrículo esquerdo. Um átrio, assim como um ventrículo não se comunica com o outro ventrículo.
O sangue passa do átrio direito para o ventrículo direito atravéz da valva atrioventricular direita ( tricúspide, pois é formada por três válvulas ou cúspides ) ; e passa do átrio esquerdo para o ventrículo atravez da valva atrioventricular esquerda ( bicúspide ou mitral, pois é formada por duas válvulas ou cúspides ).
O coração humano é um órgão constituído basicamente por três camadas:
*Pericárdio - é a membrana que reveste externamente o coração, como um saco. Essa membrana propicia uma superfície lisa e escorregadia ao coração, facilitando seu movimento ininterrupto;
*Endocárdio - é a membrana que reveste a superfície ineterna das cavidades do coração;
*Miocárdio - é um musculo responsável pelas contrações vicorosas e involuntárias do coração; situa-se entre o pericárdio e o endocárdio. Quando, por algum motivo, as artérias coronárias - ramificaçoes da aorta - não conseguem irrige adequadamente o miocárdio, pode ocorrer a morte de células musculares, o que caracteriza o infarto do miocárdio.

MEDINDO A PRESSÃO ARTERIAL
Alternando-se ordenadament a sistorí e a diastorí são responsáveis pelo fluxo de sangue dentro dos vasos sanguineos.A pressão que que se mede é a oressão exersida pelo sangue sobre as paredes da aorta após ser lançada pelo ventriculo esquerdo. Ela é diferente na sistoli e na diastoli ventricular . A pressão arterial máxima corresponde ao momento que o ventriculo esquerdo bombeia o sangue para dentro da aorta e esta se distende. Já a pressão arterial minima é a que se verifica no final da diástoli do ventriculo esquerdo. A pressão arterial máxima corresponde a cerca de 120m.m. de mercurio (Hg), enquanto a pressão artrerial minima corresponde a aprimadamente a 80m.m. de mercurio. Esses são os valores normais para a população . Dai falar-se em 120/80 ou 12/8 para a pressão normal. Por meio de um aparelho chamado esfigmomanômetro, a pressão arterial pode ser medida pelo médicoou proficional abilitado. O valor da pressão é um dado importante na avaliação das condições de saude do sintema cardiovascular

Nenhum comentário: