sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Fêmur



Sistema Esquelético



ESQUELETO

O esquleto de um indivíduo é constituido, em média, por 206 ossos (cerca de uma em cada 20 pessoas tem uma costela a mais). Os ossos desenpenham funções como as de sustentar o corpo e permitir a sua locomoção, proteger orgãos vitais, produzir células para p sangue e armazenar cálcio e outros minerais.


FORMATO DOS OSSOS

Os ossos variam
de formato e de tamanho em razão de hereditárias e de acordo com a função que cumprem. Ossos grandes e longos, como o fêmur, garantem a sustentação do corpo e a movimentação dos menbros.

CRÂNIO

Constituido por 22 ossos, o crânio forma a face e protege o cérebro. A maioria dos ossos do crânio compoêm pares (esquedo e direito) e, para torná-lo mais forte, o conjunto se funda numa estrutura única. Somente a madíbula se mantém livre e ligada ao restante do crânio por articulações. Apesar de ossos serem finos, o formato curvoconfere resistência ao crânio.


COLUNA VERTEBRAL

FUNÇÃO DA COLUNA

Àlem de proteger a medula espinhal e os nervos espinhais, a coluna vertebral é, responsável pela sustentação da cabeça e fixação das costelas e dos músculos do dorso. Suporta o peso do corpo e exerce papel fundamental na postura, na flexibilidade, na locomoção e no equilibrio.


MÃOS E PUNHOS

O punho tem a função significativa de controlar a relação comprimento-tenção dos músculos multiarticulares da mão a medida que se ajustam as diversas atividades e formas de preenção. A mão é uma ferramenta valiosa, átravez da qual nós controlamos nosso ambiente e expressamos idéias e talentos.




PÉS E TORNOZELO

O pé humano é composto de 26 ossos assim distribuidos: sete ossos do tarso (tálus, calcâneo, cuboide, e os três cuneiformes; cinco ossos do metatarso; 14 falanges(três para cada um dos dedos; exceto para o hálux, que tem apenas duas).Os ossos são mantidos atravez dos ligamentos que se totalizao em um número de 107 frormendo articulações. No pé as asticulações são em 33: ariculação superior do tornozelo, articulação subtalar, articulação transversa do tarso, articulações tarsometatarsianas, articulações metatarsofalangeanas, articulações interfalangeanas.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SISTEMA EXCRETOR


É um conjunto de órgãos responsável pela filtragem do sangue, regulação do teor de água , sais minerais e eliminação de resíduos nitrogenados formados durante o metabolismo celular. A sua função é eliminar substâncias em excesso no organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.

RINS
Os rins são órgãos , em forma de semente de feijão que possuem, aproximadamente, 11cm de comprimento. Eles contêm milhões de néfrons ou unidades de microfiltração, que removem os dejetos do sangue, eliminandos na urina, juntamente com o excesso de água do corpo.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

SISTEMA ABO E RH


Nos seres humanos existem os seguintes tipos de sangue em relação ao sistema ABO.
*Grupo A
*Grupo B
*Grupo AB
*Grupo O

Cada pessoa pertence a um grupo sanguíneo desses. Nas hemáceas humanas podem existir dois tipos de proteínas : o aglutinogênio A e o aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas proteínas nas hemáceas , o sangue é assim classificado :

*Grupo A - possui somente o aglutinogênio A;
*Grupo B - possui somente o aglutinogênio B;
*Grupo AB - possui aglutinogênio A e B;
*Grupo O - não possui aglutinogênios.

No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas de aglutinogênios : aglutina anti-A e aglutinina anti-B. Na tabela a seguir você pode verificar o tipo de aglutinogênio e o tipo de aglutinina existentes em cada grupo sanguíneo :

GRUPO SANGUÍNEO : A - B - AB - O.
AGLUTINOGÊNIO: A - B - A e B - Não possui.
AGLUTINIBA: Anti-B - Anti- A - não possui - Anti- A e anti-B

Na existência de uma substância denominada RH no sangue é RH no sangue é outro critério de classificação sanguinea. Diz-se então que quem possui essa substancia no sangue é RH positivo; quem não possui é Rh negativo. O fator RH tem esse nome por ter sido indentificado pela primeira vez no sangue de um macaco Rhesus. A tranfusão de sangue deve-se saber se há ou não compatibilidade entre o sangue do doador e do receptor . Se não houver essas comopatibilidade, ocorre aglutinação das hemácias. Em relação ao sistema ABO, o sangue doado não deve conter aglutinogênios caso no sangue do receptor exista agliutinas contraste, Assim:

*Se o sangue do receptor apresenta aglutinas anti-A, o sangue do doador nao0 pode pode conter aglutigênios A.