sábado, 12 de novembro de 2011

VISÃO


O processo visual se inicia nos olhos,onde os raios de luz entrame formam, na retina, uma imagem. Essa imagem é convertida em sinais nervosos oelas células bastonetes e cones. Os sinais são, então, levados pelo nervo óptico até o encéfalo, que os analiza e interpreta, permitindo que sejam distinguidos objetos e pessoas reconstituídos movimentos e distâncias.
As cornes são capazes de distinguir as cores. Eles são menos sensiveis à luz e fornecem uma imagem mais nitida, rica em detalhes. No olho humano encontram três tipos de corneas: um que seexita com a luz vermelha, outra com a luz verde e o terceiro com a luz azul

* Cada olho possui uma parede formada por três membranas: ESCLERA, CARIOIDE(ou coroide) E RETINA.

*A esclera é a membrana mais externa, conhecida como a parte branca do olho.

*A carioide localiza-se sobre a esclera e é muito rica em vasos sanguineos que nutrem as células do olho.

*A retina é a camada mais interna escura e sensivel.

*Na parte frontal e central do olho que existe uma extrutura transparente chamada Cornea.

*A cornea é responsavel pela conjuntiva, uma membrana protetora e transparente.

*Ainda na parte da frente e centraldoolho, atraz da cornea, existe umaestrutura circular chamada Íris.

*A cor da íres varia de pessoa para pessoa, podendo ser azul castanha ou até verde.

*No centro da íres á um orificio a pupila, comulmente chamada Menina dos olhos.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

OLFATO


O ser humano tem olfato pouco desenvolvido, quando comparado com outros anomais. Apesar disso, somos capazes de distinguir centenas de odores diferentes. O orgão do olfato é o nariz nas cavidades nasais localizam-se as estruturas responsaveis pelo olfato

SISTEMA NERVOSO

O sistema nervoso, responsável por monitorar e coordenar as atividades dos músculos e os movimentos dos orgãos, é formado por tecidos nervosos que servem como vias de estímulos elétricos enviados ou recebidos pelo cérebro. Os neurônios também compõem esse sistema e sua função é a de carregar impulsos nervosos para nervos ou outras células.

ENCÉFALO
É o principal órgão do corpo mais 100 bilhões de neurõnios, células da glia e vasos sanguíneos. Através dos órgãos dos sentidos, recebe e armazena informações a respeito do mundo que cerca o individuo, bem como sinais de outros órgãos do corpo, que o capacitam a controlar os processos vitais.[CURIOSIDADE : o encéfalo consome até 20% do oxigênio do corpo e 60% do seu suprimento de glicose, que é trensportado pelo sangue. No entanto, constitui apenas 2% da massa total do corpo.]

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

AUDIÇÃO


É o sentido que tem a função de captar os sons e enviá-los ao córtex auditivo para serem interpretados. A orelha é o orgão que capta as ondas sonoras. As diferentes frequências dessas ondas entram pelo canal auditivo, fazendo vibrar a menbrana no tínpano.As vibrações trafegam até a cóclea, onde, atravéz de células ciliadas, são gerados os impulsos elétricos que passam do nervo da cóclea para o córtex cerebral.

LABIRINTO ÓSSEO:

O labirinto é comcomposto pelo sistema coclear-órgão sensorial que decodifica os sons e evoca o sentido da audição-e pelo sistema vestibular- responsável pelo equilíbrio (posição e movimentos da cabeça)

DOENÇAS RELACIONADAS AOS SENTIDOS

VISÃO : Os mais comuns problemas de visão são a catarata, a conjuntivite, o glaucoma entre outras , mas, existem vários tipos de problemas relacionados co a visão. EX: mipia, hipermetropia, vista cansada, glaucoma, daltonismo entre outras.

PALADAR : Condições caracterizadas pela alteração da função ou percepção gustativa, os distúrbios do paladar freqüentemente são associados com transtornos do olfato. Outras potenciais etiologias incluem doenças metabólicas, toxicidade de drogas e transtornos das vias do paladar (ex., doenças de papilas gustativas, doenças do nervo facial, doenças do nervo glossofaríngeo, e doenças do tronco encefálico).

TATO : Micose, frieira, acne, pano branco, verruga, são alguns exemplos de doenças relacionadas ao tato.

OLFATO: Existem vários tipos de doenças relacionadas ao olfato, por exemplo renite, sinusite, pólipos nasais, gripes resfriados entre outas doenças.

AUDIÇÃO: O ouvido, como todos os órgãos, pode ser a sede de doenças infecciosas, inflamatórias, tumorais, mas também de perturbações funcionais específicas.