sexta-feira, 14 de outubro de 2011

OS SENTIDOS

O PALADAR ( ou agustação ) e olfato:

Por possuírem receptosres que podem detectar substâncias químicas, o olfato e o paladar são sentidos que atuam interligados. Os receptores, localizados no nariz (epitélios olfatórios) e na língua (papilas gustativas), levam ao cérebro informações sobre o sabor e o cheiro das substâncias, as quais estão relacionadas à sobrevivência e ao prazer humano. Ou seja permite ao ser humano a sentir o sabor dos alimentos e das bebidas.Por possuírem receptores que podem detectar substâncias químicas, o olfato eo paladar são sentidos que atuam interligados. Os receptores, localizados no nariz (epitélios olfatóriais) e na lingua(papilas gustativas, levam oa cérebro infomações sobre o sabor e o cheiro das substâncias, as quais estão relacionadas à sobrevivência e ao prazer do ser humano.



Tato :

T
oque, frio, calor, dor e pressão são percepções assimiladas por receptores sensoriais distribuídos na derme, segunda camada do maior órgão do corpo humano: a pelçe. Esses mecanismos podem ser terminações nervosas livres ou corpúsculos sensoriais, ou seja, células especializadas em contato com terminações nervosas.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

TECIDO MUSCULAR

O tecido muscular é de origem mesodérmica, sendo caracterizado pela propiedade de contração e distensão de suas células, o que determina a movimentação dos membros e das vísceras. Há basicamente três tipos de tecido muscular: liso, estriado esquelético e estriado cardíaco.






As células do tecido muscular são fusiformes ou cilíndricas e recebem o niome de FIBRAS MUSCULARES, sendo tão diferenciadas que suas partes recebem denominaçõe próprias, como:
- SARCOLEMA: Membrana plasmática;
-SARCOPLASMA: Citoplasma;
-RETÍCULO SACOPLASMÁTICO: Retículo endoplasmático.
As fibras musculares em conjunto formam o músculo que se acha envolvodo por uma bainha de tecido conjuntivo denominada EPIMÍSMO ou FÁSCCIA.

TECIDO MUSCULAR LISO

O tecido muscular liso é formado por fibras fusiformes dotadas de um núcleo alongado e central. Essas fibras podduem contração lenta e involuntária. Exemplom músculos eretores dos pêlos (na pele), musculatura do sistema digestório (esôfago, estômago e intestino), da bexiga, do útero e dos vasoa sanguíneos.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO

O tecido muscular estriado esquelético tem fibras cilíndricas, com vários núcleos periféricos.. A conteração é rapida e voluntária. Exemplo: músculos esqueléticos, assim denominados pr se acharem inseridos no sistema esquelético por meio de tendões.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO

O tecido muscular estriado cardíaco é formado por fibras com um (ou raramente dois) núcleo central. Sua contração ém rapida e involuntária. Exemplo:músculo do coração(miocárdico) . Entre uma fibra e outra verifica-se a presença de disco