sexta-feira, 29 de abril de 2011

TIPOS DE DIVISÃO CELULAR

*mitose: cada célula mãe origina duas células filhas contendo o mesmo número de cromossomos que nela existiam;

*meiose: cada célula mãe origina quatro células filhas com a metade do número de cromossomos que nela existiam;

TECIDO MUSCULAR LISO


O tecido muscular liso é formado por fibras fusiformes dotadas de um núcleo alongado central. Essas fibras possuem contração lenta e involuntária. EXEMPLOS: muscúlos eretores dos pêlos (na pele), musculatura do sistema digestório (esôfago, estômago e intestino), da bariga, do útero e dos fasos sanguineos.

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO ESQUELÉTICO


O tecido muscular estriado esquelético tem fibras cilíndricas, com vários núcleos periféricos. A contração é rapida e voluntária. EXEMPLO: músculos esqueléticos, assim denominados por se acharem inseridos no sistema esquelético por meio de tendões.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

SISTEMA DIGESTÓRIO

SISTEMA GENITAL

CONCEITOS BASICOS DE REPRODUÇÃO:
Reproduçaõ é um processo biológico que permite a conservação da espécie por meio do aumento em número ou modificação genética dos individuos;
A reprodução sexuada é caracterizada de todas as espécies de animais vertebrados e, com exceção das bactérias e de certos protistas, a reprodução sexuada em todos os outros tipos de organismos, envolve células denominadas gametas, um óvulo da fêmea e um espermatozóide do macho.
O sistema reprodutoir em ambos os sexos é planejado para garantir a união com êxito do espermatozóide e do óvulo. Em muitos organismos, a reprodução é um fenômeno complexo, que não pode ser entendido sem um conhecimento prévio da anatomia e da fisiologia dos órgãos reprodutores;

SISTEMAS

O conjunto de todos os sistemas constitui o organismo. Os sistemas fundamentais de maneira integrada, , e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como em todo e, consequentemente, à vida;
Veja os sistemas do corpo humano que serão estudos neste blog:

*Sistema Genital (ou reprodutor);
*Sistema digestório;
*Sistema Respiratório;
*Sistema Cardiovascular (ou circulatório);
*Sistema Imunitário (ou imune);
*Sistema Urinário (ou excretor);
*Sistema Esquelético;
*Sistema Muscular;
*Sistema Nervoso;
*Sistema Endócrino.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

ÓRGÃOS


Os tecidos também se agrupam em nosso organismo. um agrupamento de tecidos que integram forma um órgão. O estômago, por exemplo, é um órgão do corpo humano. Nele podemos reconhecer a presença dos tecidos epitelia, muscular, entre outros. veja acima a figura:

TECIDO MUSCULAR ESTRIADO CARDÍACO

O tecido muscular estriado cardíaco é formado por fibras com um (ou raramente dois) núcleo(s) cetral(ais), sua contração é rapida e invuluntária. EXEMPLO: músculo do coração (moicárdio). Entre uma fibra e outra verifica-se a presença de discoas intercalares, membranas que promovem a separação entre as células.

TECIDO CARTILÁGENEO


Contitui a cartilagem que está presente em várias partes do nosso corpo:nariz, orelha e na traquéia; Ajuda a formar a estrutura (sustentação); Recobre à superfície articular dos ossos contribuindo para o deslizamento deles.