quarta-feira, 26 de maio de 2010

POLIOMIELITE

A poliomielite, conhecida também como paralisia infantil ou pólio, é transmitida por gotas de saliva e de secreção respiratória das pessoas contaminadas e por água e alimentos contaminados com fezes (em locais onde não há rede de esgotos). É mais comum em crianças. A doença ataca o sistema nervoso e pode provocar problemas de paralisia. Por isso a vacinação é absolutamente necessária. Graças a campanha de vacinação, a poliomielite foi erradicada no Brasil graças.

algas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

REINO PROTISTA

O reino protista é composto pelos protozoários, que são heterótrofos, isto é, são consumidores, e unicelulares, seres que possuem uma única célula. E pelas algas, que são unicelulares ou pluricelulares, são seres fotossintetizantes, produzem seu alimento por meio da fotossíntese.
Os protozoários podem causar doenças, como, por exemplo, a doença de Chagas, amebíase, leishmaniose, giardíase, malária.
As algas têm grande importância para o meio ambiente, pois produzem 90% do oxigênio do planeta, além disso, servem de alimento, entre outras coisas.

REINO MONERA

No reino monera é composto pelas bactérias. Elas são unicelulares, isto é, possuem uma única célula, e procariontes, células com núcleo, mas sem membrana protetora. As bactérias são divididas em dois grupos: arqueobactérias, que vivem em pântanos e vulcões, e as eubactérias, que são as cianobactérias.
As estruturas para locomoção das bactérias são os flagelos e os cílios. As formas dos seres do reino monera são:

Cocos;
Diplococos;
Estreptococos;
Estafilococos;
Bacilos;
Vibrião;
Espirilo;

REPRODUÇÃO BACTERIANA

As bactérias se reproduzem por meio da divisão binária ou bipartição.

As bactérias estragam alimentos e causam doenças, Porém produzem medicamentos como os antibióticos e insulina; Decompõem a matéria orgânica; Fazem fermentação do iogurte, queijo, qualhada, vinagre, leite fermentado; Produzem toxina botulínica (Clostridium botulinium); Ajudam na limpeza de solos e águas contaminadas.

DOENÇAS BACTERIANAS

Tétano;
Cólera;
Pneumonia;
Meningite;
Gonorréia;
Botulismo;
Infecção Hospitalar;